terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Descoberta

Um frêmito de lucidez e eu caio da nuvem sem para-quedas. Não preciso de ajuda, agora posso me virar sozinha. Aprecio a sensibilidade e as idéias dos outros, mas depender deles é verdadeiramente enlouquecedor.
Essa lucidez é doce porque veio com o verão, iluminou minha cabecinha e deve ser abençoada. É bem isso, eu só achava que sabia. Subestimei meu amor pelas palavras, e errei feio. Cinema? Cinema, eu? Agora parece uma brincadeira divertida, que por um ou dois finais de semana me dariam prazer, mas nem de longe me fariam suportar o inefável dos dias. A jovem roteirista virou passado tão rápido e de uma hora pra outra, que confesso, estou assustada.
Descobri nessa história toda que sou mais tonta do que poderia supor. Como eu não enxerguei? O cinema começa no papel. A medida que vai saindo do papel é quando eu começo a gostar dele um pouco menos. Cada vez menos. Enquanto é só idéia e palavra me serve muito bem, depois me afasto.
Não abandono em definitivo a possibilidade de escrever roteiros aqui e acolá, mas se vivesse fazendo isso, vocês não conheceriam alguém mais frustrado. Achei que com o tempo eu não fosse mais ligar em escrever tudo daquele jeitão chatonildo: "Fulano acordou. Fumou um cigarro. Fulana lê o jornal", mas acontece que ainda me dói. Quero escrever bonito. Além do que, dramaturgia é coisa pra eu pensar quando estiver mais velha.
Antes eu achei que poderia escrever roteiros para cinema, depois eu achei que poderia escrever críticas de cinema, e durante esse tempo todo fui tolinha o suficiente em crer que o essencial era o cinema. Não era Nataly, não era! Se pudesse me encontrar comigo caloura, ouviria de mim mesma poucas e boas.
E vejam só do que ainda fui capaz! Prestei, passei e cursei três semestres de Filosofia. Esbanjo auto-conhecimento. Me sobra tanto, que penso até em vender a preços razoáveis.
Não acho que minhas duas empreitadas acadêmicas tenham sido um erro, e sei também que não existe uma faculdade que me faça mais escritora. Mas ah, como eu não percebi antes que era isso e só isso capaz de aquetar meus ânimos? Escrevo porque se não o fizer, morro. E sem cinema eu posso viver.
Dia dois recomeçam as aulas. Serei uma boa aluna e trarei sempre um sorriso no rosto, de quem colabora com os filmes dos amigos e escreve quando ninguém está olhando.

16 comentários:

Rafael de Souza disse...

mto bom o blog

ótimo post, tu escreves mto bem...

parabéns!

Unknown disse...

nossa, ótimas escolhas: cinema e filosofia. são duas formas de ver o mundo que se completam. conhece dennis arcand? acredito que o cinema dele é o mais filosófico de todos atualmente.

abraço

Renan Barreto disse...

Oi, Nataly. Nunca contei, mas sempre quis fazer cinema. Tenho pronto até um projeto de um festival de cinema que fiz para uma cidade vizinha a minha. Bem, Vou fazer depois de publicidade (sim, isso é depois do jornalismo rsrs). Olha, concordo com você que é um saco escrever nos roteiros de forma seca, mas é tão bom ver o produto final pronto. No meu caso foram animações e eu faço questão de fazer o storyboard animado para quem transformar em animação entender o que via antes de se tornar realidade.

E dia 2 voltam as aulas... nem me fale. Já quero um novo carnaval. O meu foi bom sim. Ficar perto da família e amigos é o que mais nos deixa feliz independente de época do ano.

Beijos e continue a jornada acadêmica que embora às vezes ela seja chata, agrega MUITA coisa para a nossa formação... como ser humano.

ligiaferraz disse...

eu sempre acho que não tomei a decisão certa. não é possível que no final da faculdade eu ainda tenho dúvidas se é disso que quero viver. eu gosto de ver filmes. mas não sei se o suficiente pra viver deles. te entendo. plenamente. também me falaria poucas e boas se pudesse me encontrar caloura de novo.
sempre acho que to no caminho errado, mas quando tenho quase certeza penso: "ah, mais um semestre e vai faltar um ano pra acabar" e assim vou ficando, mais confusa e mais frustrada.
enfim, também irei pras aulas, com preocupações suficientes pra não garantir o sorriso no rosto. mas estarei disposta pra ajudar no filmes de alguns.
é.. que bosta! :/

-rayane- disse...

"Escrevo porque se não o fizer, morro."
Bem Clarice :~
afinal o nome do seu blog não é em vão!
Belas palavras... se tiver conhecimentos a oferecer sempre estou ao dispor de aprender!
Abraços

=*

Adan Christian disse...

Muito importantes as suas descobertas. Se o curso de cinema não lhe preparou para fazer o que você realmente gosta, pelo menos esta jornada de quatro anos lhe trouxe auto-conhecimento (não sei se esse hífen permanece). E isso não é qualquer coisa, alguns levam a vida inteira para se descobrir.

É um dia triste para o cinema, mas a literatura tem muito a ganhar!

Unknown disse...

Cinema e Filosofia?Otimas escolhas,sempre quis fazer cinema

http://ownedando.blogspot.com/

-rayane- disse...

Obrigada, mesmo :)
Nada melhor do que trocarmos livros e títulos, tbm acompanharei teu blog.

Ser atrevida as vezes se torna necessário, é pior do que se permitir.

Bjs
Obs.: leia o livro dos prazeres, só vc lendo pr sentir o que ele proporciona... é fenomenal.

=**

Jaime Guimarães disse...

"Quero escrever bonito". E como escreve, como escreve...

Cursei um semestre de Desenho Industrial. Larguei porque descobri que, apesar de gostar de criar, não gostava de fazer cálculos extensos - e criação, sobretudo quando falamos em arte, não é preciso necessariamente grandes cálculos.

Por isso não se "calcula" que será cineasta. Não se "calcula" que será escritora. Não se "calcula" que será dramaturga. Talvez em Zeca Pagodinho resida alguma filosofia que vale a pena: "Deixa a vida me levar".

E assim o fiz: larguei Desenho Industrial e quis me aventurar pelo jornalismo, mas fui parar em Letras. E achei legal. Ainda acho legal lidar com letras, comunicação, palavras, frases, textos...

Abs!

http://grooeland.blogspot.com

Camila Goneli disse...

Olá, gostei muito do seu blog.
Você escreve com muito bem.
Bem tbm sou apaixonada por cinema. Quem sabe um dia eu tbm o faça?
Por enquanto sou mera expectadora.
Abraços e continue exercendo seu talento.

Anônimo disse...

nossa o seu blog é msm mara hehehe.

vc comentou no meu blog e resolvi retribuir a visita e adoreiiii :), ate pq amo cinema (por isso fiz comunicacao rs)

voltarei mais vezes e discutir com calma cada texto

abs

Renan Barreto disse...

Nataly, tem um Selo pra você lá no Melhor Opiniao.

Está nesse endereço específico

http://melhoropiniao.blogspot.com/2009/03/selo-jovens-quem-pensam.html

Valeu!

ArthurSA disse...

Bem vinda ao clube dos escritores de armário.

Troquemos figurinhas.

Já que você aparentemente gosta, recomendo o livro O Herói de Mil Faces, do Joseph Campbell.

http://www.roteirodecinema.com.br/livros/heroidemilfaces.htm

Colocar o link da sinopse desse livro em um blog chamado roteirodecinema é, claro, minha idéia de ironia.

ZG disse...

eu achei teu blog super duper natural. tem uma espécie de leveza na forma com que as palavras são colocadas(suspeito que o nome disso pode ser sinceridde).
Beijo!

ligiaferraz disse...

cade? cade? escreve maisss! :D

Adan Christian disse...

Abandonou mais um...