quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

a hora do natal.

Queria pelo menos escrever alguma coisa antes de virar geléia. Um paragrofozinho que fosse. Não sei até onde irei com esse calor me derretendo os ossos, mas prometo só parar quando não conseguir mais separar um dedo do outro. Em que fornalha se tornaram esses prados capinzalescos! Estou me amalgamando com essa cadeira velha e feia, tamanho é o suor que não cessamos produzir, eu e ela, desde que nos associamos há pouco mais de cinco minutos. Se eu não achasse extremamente incômodo escrever em pé, ou deselegante poupar a cadeira de um pouco de calor humano em uma data como hoje, já tinha mandado às cucuias.
Pelo menos é Natal.
E no Natal, até calor vai. Há quem não fique tão eufórico a respeito, mas quem sou eu pra negar o Natal? Só sou um "y" mais que ele. E "y", nos dias de hoje, está em baixa, como o leitor bem sabe. No começo do nome, vá lá, no final, é pobre desinformado da desvalorização da letra ou novo rico. E com novo rico nem no Natal eu posso.
E essa bagunça na casa. Agora o caso do sumiço das minhas lasanhas. E antes era a fila no mercado, os presentes surpresa da madrinha e da empregada, e antes antes era perambular pelos arredores do centrinho até a noite, e colocar às luzes pisca-pisca na árvore. E antes antes antes era ver o padrinho da minha irmã chegando trazendo um porta-malas de presentes pra ela, e o que me toca, chocolates importados para os demais membros da família. E o cheiro de uva, de melancia, de chocolate importado? De piscina quando fazia sol. E a vinhetinha da Globo pra dar o tom. Falando nisso, a cada ano mais ridícula. Alguém precisa conter as pessoas vislumbradas com câmeras digitais. Apesar de que, não nego, a onda "broadcast yourself" me serviu em bom tamanho esses dias. Um cara lá se filmou testando um juicer walita; funcionou pra ele, há de funcionar aqui em casa também. Comprei. Sabe como é, me faltaram colhões para resistir a uma jarra que isola a espuma.
Então era isso. O Natal, o chocolate importado, o calor, as vinhetas globais de fim de ano, e o juicer walita (com um guia prático de nutrição e enciclopédia da saúde!).
Feliz Natal pra vocês e pra família. Se aparecer algum Papai Noel em vossas casas, desejo do fundo do coração, que tenham escolhido o tio mais gordinho.

tchau.

12 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ah, o Natal, para mim, a muito perdeu seu significado, mas não as suas tradições. Essa coisa de vinheta da globo, especial de natal, cheiro das frutas é presença certa nessa época do ano.

Saudade de quando eu era criança e esperava ansiosamente o dia de Natal...

Tuliio Mustännen disse...

Fazem anos que o Natal perdeu a sua devida graça, hj é apenas mais uma festa consumista, que nos engorda com chocolates, porco, peru etc...
Ainda temos que suportar os Jingle Bells e as "músicas" infames da Simone..afff.. ninguem merece..

comenta no meu blog: www.kalyugatimes.blogspot.com

gostei do teu texto.

Pádua disse...

Natal é consumismo!

Anônimo disse...

A parte que mais me interessou foi quando você disse sobre fazer calor no Natal( se eu entendi bem é isso).
Realmente, acontece que nas propagandas frisam bastande essa festa no exterior e acabamos tendo em mente um Natal com neve e tudo mais.
Isso é uma fantasia, pois nosso Natal é embaixo de um sol de 30 graus!

Anônimo disse...

Hahaha

Adorei!

Muito bom!

Saiu do mesmismo (que eu cometo sempre, inclusive lá no meu blog) de restringir o natal a uma data comercial - apesar de ser, claro! haahahaha

Texto leve, bem escrito, digno de um jornal literário underground virtual! hahaha

Uma boa descoberta isso aqui!

Tiago Sant'Ana
www.jornalistadepeso.blogspot.com

Unknown disse...

como eu gostaria de me iludir tanto.

Bobagem com Mouse disse...

Tenha um Feliz Natal!!!
abraços!!!

Alexandre Silva disse...

Apesar de e uachar o Natal a festa mais HIPÓCRITA do ano, respeito as etiquetas sociais para não parecer um ET...rsrsrs

Boas vinhetas da Globo pra vc

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Anônimo disse...

Feliz Natal, tudo de bom pra você, e que em 2009 seu blog continue tão bom quanto é.

Marina J. Gonçalves disse...

adorei o texto! Digo que o Natal já foi bem mais legal, mas não perdeu totalmente a graça!
Estou na praia ainda sim linda, e é tão bom, bem fresquinho *-* haha! fico aqui até inicio de fevereiro! ai, que bom que gostasse do selinho! :P

beijos lindinha :*

Bruna disse...

AH! Eu Adoro o Natal. Queria ter lido este texto antes, mass o comentário ainda vale.
Faz tempo que nós passamos o natal lá em casa como um dia normal, mas isso não impede o Adan de tocar "So this is christmas" e de eu e a mãe sairmos para olhar as decorações de natal nos mercados e shoppings.
Uma coisa nós até podemos dizer, nosso natal não tem nada de consumista, sequer trocamos presentes...
Mas apesar da maioria dos comentários neste post, eu duvido que esse povo passe o natal como se nada fosse. Independente da Religião, ou a ausência dela, natal é natal, mesmo se o papai noel só ache churrasqueiras aqui no Brasil.

Beijos Nale!